PROJETOS EM EXECUÇÃO

Investidores Projeto Valores Tipo Tema Atividade Resumo
Investidor 1 Sistema de Manutenção Preditiva 4.0 - SMP 4.0 635.531,49 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. Sistema de Manutenção Preditiva 4.0 é uma ferramenta computacional desenvolvida para as plataformas web e mobile, para automatizar o processo de prestação de serviços internos na área da manutenção industrial, nas aberturas de ordens de serviços e seus controles de spare part lists (peças e partes da manutenção). Atualmente alguns desses processos são realizados de forma descentralizada e a gestão da informação é realizada em parte por planilhas em excel, demonstrando mesmo que de forma empirica o seu estágio atual de manturidade um nível básico.
Investidor 2 Sistema de Gestão e Controle Industrial 4.0 1.578.009,55 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. A ferramenta Sistema de Gestão e Controle Industrial 4.0 se propõe a controlar a matéria-prima desde o momento em que é comprada (através do monitoramento das previsão de compra e recebimento de material), desde o recebimento no estoque até sua desembalagem no processo produtivo fabril. Esse escopo busca antecipar problemas e garantir a acuracidade dos inventários durante a vida útil das peças e partes que podemos classificar como: matéria prima; ativos patrimoniais; e material consumível, para contribuir no processo de tomada de decisão para uma fábrica digital.
Investidor 3 ESD4 2.940.759,69 P&D em Empresas Investidoras Sistemas Inteligentes e Manufatura Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. Desenvolvimento de um sistema de controle em tempo real de ESD (descarga eletrostática), com coleta de dados por dispositivos IoT e preceitos de Inteligência Artificial na aplicação de algoritmos de Machine e Deep Learning, para definir e estudar perfis de controle de ambientes, visando reduzir a ocorrência de defeitos de produção de placas eletrônicas nas linhas SMD devido a descargas eletrostáticas.
Investidor 4 TMS4 2.762.987,1 P&D em Empresas Investidoras Sistemas Inteligentes e Manufatura Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. A inteligência artificial está entrando em cada canto do trabalho, o gerenciamento de tempos horários da mão-de-obra não é exceção. O Gartner prevê que eliminará 80% das tarefas manuais em várias áreas de hoje até 2030. As funções tradicionais de Gestão e Monitoramento de Tempos e Batimentos, como o seu planejamento, coleta de dados, rastreamento e relatórios, tão importantes para a saúde dos negócios, serão assumidas por algoritmos de aprendizado de máquina inteligentes. Agora, embora o gerenciamento de dados de mão-de-obra seja um mercado muito desenvolvido, nós, da Btracer, ainda vimos uma lacuna, uma necessidade que ainda não foi totalmente preenchida. E, graças à evolução das tecnologias 4.0- finalmente fomos capazes de realmente efetivar essa ideia com o TMS4.
Investidor 5 MATURTY - BASIC 228.184,06 Desenvolvimento do Ecossistema Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional Treinamento Básico para aplicação do índice de Maturidade Industria 4.0 (Maturity Index – Basic Expert Training), pela ACATECH (Academia Nacional de Ciência e Engenharia Alemã) em que os participantes tem conhecimento sobre a teoria e a aplicação na prática, para identificação do nível de maturidade da indústria.
Investidor 6 MATURTY - BASIC 247.000,00 Desenvolvimento do Ecossistema Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional TTreinamento Básico para aplicação do índice de Maturidade Industria 4.0 (Maturity Index – Basic Expert Training), pela ACATECH (Academia Nacional de Ciência e Engenharia Alemã) em que os participantes tem conhecimento sobre a teoria e a aplicação na prática, para identificação do nível de maturidade da indústria.
Investidor 7 FLEET4 1.272.924,23 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. O projeto FLEET4 tem o objetivo de ser uma tecnologia aplicada e funcional no controle das rotas de transporte de funcionários e mitigação de sinistralidade. O desenvolvimento do sistema comporta a utilização de Blockchain, segurança LGPD e análise e tratamento de grande volume de dados (big data).
Investidor 8 Gestão e Controle Indl 4.0 1.978.589,28 Desenvolvimento de Novos Negócios Análise e tratamento de grandes volumes de dados (big data) Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. O projeto TGR é focado em localizar, diagnosticar e resolver os problemas encontrados nas redes de banda larga e wifi das operadoras, possibilitando fornecer uma conexão com a internet de alta qualidade e disponibilidade para seu usuário final. O objetivo é que o cliente nunca precise ligar para o Call Center da operadora de telecomunicações visto que ela será capaz de identificar e até antecipar os problemas de forma automática. Este conjunto de funcionalidades orquestrado por inteligência artificial caracteriza um produto exclusivo no mercado mundial. Diante deste desafio a TGR desenvolveu um software de telemetria capaz de coletar dados da saúde da rede banda larga e wifi que são enviados para a nuvem.
Investidor 9 ELECTRA 1.800.000,00 P&D em Empresas Investidoras Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. O Projeto Electra de Eficiência Energética tem como objetivo principal promover o uso eficiente e racional de energia elétrica em todos os setores, por meio de uma plataforma que utiliza tecnologias como IoT, big data, Inteligência Artififical e Machine Learning.
Investidor 10 AIRES 410.231,45 P&D em Empresas Investidoras Internet das coisas Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. Desenvolver um sistema para monitoramento de ambientes de trabalho (AIRES) composto por sistema WEB e Produto IoT, que disponibilize os dados em tempo real de forma visual, como um dashboard dinâmico (Business Intelligence), além de relatórios com informações importantes para o cuidado do ambiente da indústria, e da saúde das pessoas que o utilizam. Os dados e informações serão coletados através de sensores de temperatura, umidade relativa, nível de ruído sonoro e luminosidade.
Investidor 11 MATURITY - ADVANCED 304.800,00 Desenvolvimento do Ecossistema Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional Treinamento Avaçado para aplicação do índice de Maturidade Industria 4.0 (Maturity Index – Basic Expert Training), pela ACATECH (Academia Nacional de Ciência e Engenharia Alemã) em que os participantes tem conhecimento sobre a teoria e a aplicação na prática, para identificação do nível de maturidade da indústria.
Investidor 12 BIUD 1.805.000,00 P&D em Empresas Investidoras Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. Desenvolvimento de um sistema on-line para automatizar o licenciamento urbanístico nas cidades brasileiras, utilizando tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning para otimização do tempo e tomada de decisão autônoma quanto à aprovação, reprovação ou recomendações de mudanças dos processos de licenciamento.
Investidor 13 ATAS 1.805.000,00 P&D em Empresas Investidoras Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. Desenvolvimento de um sistema de informação para auditoria automatizada dos registros relativos à escrituração fiscal nas empresas contribuintes, com base no conjunto de normas, layouts de documentos fiscais e especificações técnicas que regem a nova escrituração fiscal. O projeto utilizará análise Big Data para tratamento do grande volume de dados e a verificação de discrepâncias e auto-otimização das auditorias por meio de Inteligência Artificial/Machine Learning.
Investidor 14 Eletronic Kanban 828.522,15 P&D em Empresas Investidoras Inteligência artificial Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. O projeto Eletronic Kanban tem por finalidade desenvolver um sistema com Inteligência Artificial para dar apoio ao processo de sequenciamento de ordens de produção, iniciando na entrada de pedidos, verificação de insumos disponíveis, passando pela produção e respectivo apontamento e terminando na comunicação de prazos para atendimento dos mesmos pedidos.
Investidor 15 Sis-Stock 419.095,40 P&D em Empresas Investidoras Sistemas inteligentes e manufatura; Análise e tratamento de grandes volumes de dados (big data) Trabalho Sistemático: novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. Desenvolvimento de sistema especialista que viabilizará de forma automatizada o processo decisório quanto ao uso do estoque ocioso de materiais classe A (placa mãe, displey, processador, memória e hard disk), a partir da aplicação de algoritmo que correlacionará saldos de estoque com estruturas de notebooks fora de linha e necessidades da Assistência Técnica. O projeto utilizará tecnologias Big Data e Analystis para os dados de estoque ocioso e Business Inteligence para o dashboard das alternativas para seu uso.
Investidor 17 Treinamento LEAN+SMED 150.000,00 Desenvolvimento do Ecossistema Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional O curso de formação em Lean Manufacturing e SMED aplicado a Indústria 4.0 é uma abordagem ideal para sincronizar esse cenário de transição onde as companhias estão deixando o sistema antigo de lado e adotando esse novo ambiente tecnológico.
Investidor 18 Treinamento Automação Industrial 183.005,90 Desenvolvimento do Ecossistema Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional Os ambientes industriais estão cada vez mais automatizados e robotizados, e a nova dinâmica da Indústria 4.0 exigem dos profissionais esses novos conhecimentos e habilidades. Diante deste contexto, este curso visa ampliar a capacidade de formação de recursos humanos, apoiando assim o desenvolvimento e evolução das empresas para a Indústria 4.0.
Investidor 19 Home Security 974.503,86 P&D em Empresas Investidoras Cibersegurança Trabalho Sistemático: Novos produtos, dispositivos, programas de computador, processos, sistemas e serviços. Serviço Científico Tecnológico, assessoria, consultoria, metrologia, gestão Tecnológica. Desenvolver um protótipo de software embarcado em um Sistema Operacional Linux (SO Linux embarcado), composto por um conjunto de soluções de segurança cibernética desenvolvidas utilizando estrutura de containers para um gateway de acesso a internet de banda larga que permitirá três principais capacidades para proteger dispositivos IoT.
Investidor 20 Sonar 997.600,00 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Sistemas Inteligêntes Trabalho Sistemático: Aplicações mobile e web para gestão de rotas de transporte de trabalhadores. O projeto SONAR tem como intuíto promover uma nova experiência na gestão de rotas, de forma inteligente e segura, permitindo que o funcionário saia apenas de sua residência quando a condução estiver próxima.
Investidor 21 Baterias de Lítio 1.999.386,68 Desenvolvimento de Novos Negócios Desenvolvimento de Sistemas Inteligêntes Trabalho Sistemático: Sistema de armazenamento de energia em baterias de lítio. Visa o desenvolvimento de um BESS (Battery Energy Storage System) no Brasil, um sistema de armazenamento de energia em baterias de lítio com hardware + firmware + software proprietários, com fabricação nacional, para integração com geradores solares fotovoltaicos.
Investidor 22 RAMI 494.847,33 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional O projeto abrabge a capacitação em Industra 4.0, focado no pardrão RAMI4.0 (modelo de referência para arquitetura da Indústria 4.0), pretendendo assim sanar um déficit de capital intelectual que domine não apenas os conceitos envolvidos na Industria 4.0 mas, principalmente e essencialmente, o saber fazer que permita colocar essas tecnologias no dia-dia das empresas e instaladas no PIM.
Investidor 23 SIMI 1.032.618,00 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Trabalho Sistemático: Sistema inteligente de manufatura enxuta para gerenciamento e controle da produção de medidor eletrônico. O presente projeto apresenta como solução viável para o problema de comunicação, integração e controle da informação no processo de fabricação do medidor eletrônico DOW1310L, produto que contempla um Sistema Inteligente. O projeto SIME deverá, por meio de funcionalidades, apresentar otimizações ou autocorreções do processo ou subprocesso de transformação de duas ou mais células sequenciais e paralelas que tenham influência uma sobre a outra, utilizar os dados, informações e conhecimentos gerados ao longo dos processos e subprocessos de transformação para criar, realimentar, robustecer o gêmeo digital ou virtual dos subprocessos e processos de transformação e utilizar essas informações e conhecimentos gerados ao longo do processo para auto corrigir.
Investidor 24 Treinamento Automação Industrial 158.007,52 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional -
Investidor 25 Smart Factory 3.496.812,61 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Trabalho Sistemático: Área de simulação para fábricas inteligentes. Este projeto tem como intuito desenvolver uma área de teste e simulação para as tecnologias que compõe o controle e gerenciamento distribuido dos processos produtivos através de sistemas ciberfísicos dentro das empresas de eletroeletronicos. Contemplando a implantação de uma linha experimental para simulação dos conceitos de internet das coisas, inteligencia artificial, gêmios digitais, computação em nuvem e robótica colaboartiva, permitindo uma simulação de fábrica inteligente e avaliação da tecnologia da Indústria 4.0.
Investidor 26 Digitalização/Lean 1.414.517,70 P&D em Empresas Investidoras Integração e Desenvolvimento de Sistemas Ciberfísicos Trabalho Sistemático: Aculturamento Lean, mapeamento e digitalização do processo fabril. O objetivo deste projeto é a digitalização do processo produtivo compreendido a fase 1, ou aculturamento Lean, tratando-se da socialização do conhecimento para nivelar o entendimento de todos os agentes transformadores envolvidos com o processo produtivo fabril.
Investidor 27 Digitalização Fabril 10.281.443,66 P&D em Empresas Investidoras Integração e Desenvolvimento de Sistemas Ciberfísicos Trabalho Sistemático: Digitalização das linhas da produção para nível de maturidade superior a 3. Desenvolvimento de um MFV, onde serão demonstrados através de uma ferramenta computacional o desempenho individual de cada fase de fabricação com seus principais indicadores de desempenho produtivo, os chamados KPIs (Key Performance Indicators). Além disso, também apresentar o balanceamento da capacidade produtiva de cada fase de fabricação.
Investidor 28 Mobilidade 1.999.962,47 Desenvolvimento de Novos Negócios Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Trabalho Sistemático: Solução computacional para reserva, uso e pagamento de carsharing e aluguel de veículos. O projeto Data Driven Mobility tem por objetivo principal disponibilizar, através da computação em Nuvem, solução de informática que permitam a operacionalização de novas modalidades de mobilidade urbana, tipicamente permitindo a reserva, uso e pagamento de serviços de carsharing / aluguel de veículos. Ademais das funcionalidades típicas de tal serviço haverá a integração de ferramentas de Machine Learning, Big Data e Analytics que servirá de subsídio para uma infinidade de oportunidades permitindo correlacionar diversas fontes de dados gerando insights e predições que podem mudar completamente os modelos de negócios, gerar novos mercados e tornar o deslocamento e transporte mais seguro e rápido.
Investidor 29 Treinamento Nova Cultura Industrial 4.0 384.552,99 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional Tem como objetivo capacitar os alunos nos principais conceitos sobre Lean, Transformação Digital e Industria 4.0, realizar o mapeamento prático do processo produtivo fabril, entendendo, analisando e estudando potenciais oportunidades para sua modernização.
Investidor 30 Poligonal 424.958,16 P&D em Empresas Investidoras Integração e Desenvolvimento de Sistemas Ciberfísicos Trabalho Sistemático: Solução computacional para redução de falhas no processo de embalagem. O objetivo desse projeto é pesquisar e desenvolver uma solução automatizada que permita diminuir as falhas de atendimento dos pedidos e auxiliar o operador a encontrar eventuais falhas ocorridas. Serão desenvolvidos algoritmos de visão computacional para identificar falhas durante o processo de embalagem de produtos. Além disso, a IA será estendida para validação das embalagens com o intuito de identificar inconsistências na quantidade de embalagens do pedido.
Investidor 31 Innovation Studio 1.955.468,65 Desenvolvimento de Novos Negócios Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Trabalho Sistemático: Plataforma de inovação para interação entre indústrias e startups, com metodologias de aceleração, mentorias e venture building. O Innovation Studio se apresenta como uma plataforma para conectar o setor industrial da Amazônia aos ecossistemas mais desenvolvidos do Brasil para ampliar a oferta dos serviços de fomento de startups, permitindo que aceleradoras, incubadoras e venture builders de todo o Brasil atuem na AMOC (Amazônia Ocidental), trazendo metodologia e mentoria de qualidade para garantir a originação, seleção e o desenvolvimento de novos negócios de tecnologia destinadas à Indústria 4.0 para a AMOC.
Investidor 32 Treinamento Lean+SMED 166.177,63 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional O curso de formação em Lean Manufacturing e SMED aplicado a Indústria 4.0 é uma abordagem ideal para sincronizar esse cenário de transição onde as companhias estão deixando o sistema antigo de lado e adotando esse novo ambiente tecnológico.
Investidor 33 TechStart 1.686.508,21 Desenvolvimento de Novos Negócios Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Serviço Científico Tecnológico O projeto tem como objetivo motivar o aumento da maturidade dos processos da Industria 4.0 através de projetos selecionados majoritariamente com startup.
Investidor 33 Capacitação ESD 83.291,35 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional O curso de capacitação visa a entender a energia estática e atmosferas inflamáveis, bem como identificar os perigos da eletrostática.
Investidor 33 Capacitação IPC 200.00,00 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional A capacitação em IPC visa socializar o conhecimento dos profissionais que atuam diretamente nos problemas do processo produtivo fabril, através de critérios de aceitabilidade com padrões mundiais. Promovendo a agilidade e adaptabilidade do ecossistema fabril, bem como preparar os colaboradores para a nova cultura industrial, tornando capazes de tomar decisões corretas de “aceitar/rejeitar” para a classe/classes de produção apropriadas com base nos requisitos de aceitabilidade da IPC-A-610.
Investidor 33 Ferramentas Ágeis 150.000,00 P&D em Empresas Investidoras Desenvolvimento de Recursos Humanos Formação ou Capacitação Profissional O curso de Desenvolvimento em Métodos, Técnicas, Liderança e Ferramentas Ágeis aplicados à Indústria 4.0, objetiva desenvolver nos participantes, a partir da aprendizagem em sala de aula, exercícios, dinâmicas, jogos e prática, a aplicação das técnicas e ferramentas mencionadas na ementa deste curso, alcançando os seguintes resultados: conhecimento da dinâmica de funcionamento de grupos de trabalho de alto desempenho para aplicação nos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, criando sinergia e influenciando pessoas para atingimento dos objetivos da empresa, abrangendo os novos conceitos da metodologia ágil na Indústria 4.0.